Quem sou eu

sábado, 28 de maio de 2011

Qual atividade física fazer?


Pode ler qualquer revista, site, livro... junto com a dieta/reeducação alimentar tem que fazer atividades físicas para emagrecer. Mas qual? Qual? Qual? Eu pelo menos, acabo querendo saber qual o que queima mais calorias. E conseqüentemente, são aquelas que não tenho a menor condição física para fazer.

Por exemplo: eu moro no 15° andar. Subir escada queima calorias, né? Mas devo subir esses cerca de 240 degraus (agora que calculei, nem me pareceram muitos) que separam o playground de minha casita? Só topo com uma comitiva médica me acompanhando! Vejam vocês que nas vezes que o elevador quebrou ou faltou luz e tive que descer pela escada fiquei com as pernas doendo por uns 2 ou 3 dias... Descendo, imaginem subindo! Fora a falta do fôlego necessário.

Mas alguma eu tenho que fazer, além de pedalar na minha bicicleta ergométrica (boring) . Mesmo que não sejam oficialmente atividades físicas convencionais de academias e afins. Com esse intuito, vim na web pesquisar tabelas de gasto calórico. Só que aqueles valores dependem não só da duração e intensidade, como também do peso.

Ai que fiz a grande descoberta! Achei um blog com uma tabela em que é possível calcular o gasto calórico a partir de: tipo de atividade, duração e peso da pessoa. E tem atividades cotidianas domésticas e profissionais. Gostaram da ideia? Ai vai o link da Tabela de Gasto Calórico.

Não sei se tem 100% de confiabilidade. Nada tem, mas já dá uma base! Eu gostei muito e irei colocar ai do lado para todos poderem sempre consultar.

OFF: Essa imagem me lembrou o ótimo documentário "Super Size Me". Vocês já assistiram? Confesso que depois de assisti-lo eu comecei a evitar essas grandes redes de fast-food, exceto pelo milkshake de Ovomaltine da Bob's. Hamburguer, só da padaria ao lado do meu trabalho. Ai, céus... Tô saindo do assunto desse post!

Eu sou sedentária total e morro de medo de ter um piripac fazendo exercícios ou ter problemas de coluna por executá-los errado. Por isso já estive no cardio e no ortopedista. Eles passaram exames que irei fazer próxima semana. Não custa repetir: é bom verificar como está a saúde prá ver se há alguma restrição. Claro que eu ter um plano médico me possibilitou essas consultas e exames.

Após os resultados e avais médicos, que irei decidir definitivamente qual atividade irei fazer. Claro que irei considerar nessa decisão minha disponibilidade monetária e localização. Não irei atravessar todo dia a cidade prá fazer uma atividade específica!

Por enquanto irei me sacudindo (rs) aqui como posso, agora com a ajuda da Tabela de Gasto Calórico!

Abaixo, uma das várias pirâmides que encontrei enquanto pesquisava imagens para esse post. Ele é bem ilustrativo da frequência de atividades que devemos (Eu devo!) realizar durante a semana.

Todas as imagens são reproduções. Links:

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente. Nem sei o que dizer. Eu conseguio emagrecer quase 10kg fazendo só a reeducação alimentar. Meu problema quanto a exercício é a preguiça. Eu não vou caminhar porque tenho preguiça de sair de casa. Não vou pra cademia porque além de ter que sair de casa, as pessoas que geralmente a frequentam, assustam-me com a sua paranóia de querer sempre estar em forma. Além disso, eu gosto do meu sedentarismo. Acho que tenho que rever meus conceitos.

Carolina

http://guerra-diaria.blogspot.com/

Isadora disse...

Uma boa idéia: criar um cachorro para passear com ele. Deve ser um passatempo bastante agradável e uma boa desculpa para caminhar um pouco!