Quem sou eu

terça-feira, 3 de maio de 2011

O prato.

Eu não posso justificar meu atual (e passageiro, ressalte-se) peso com desculpas como:
  • "Eu como tão pouco!"
  • "Eu tenho tendência a engordar. É genético!"
Não, não, não. Se eu tivesse tendência a engordar, com a quantidade que como, teria uns 150kg no mínimo. Eu sou gorda porque eu como pra caramba! Amo!

Mas eu também amo outras coisas...

E nem posso dizer que não sei no que estou errando ou que não sei sobre alimentação saudável. E nem que não conheço algumas taticazinhas que devo ter lido, assistido ou ouvido de alguém. O que falta(va) era pôr em prática.

Uma dessas táticas é sobre o tamanho do prato. Eu sou uma pessoa visual. Gosto de ver aquele prato cheião de comida pronto pro meu deleite. Então, vou usar agora um prato de sobremesa. Assim, menos comida irá enche-lo e vou me auto-enganar.


Como na próxima foto, é só clicar que aumenta.

Então, depois de uma avaliação rápida nos armários da cozinha, me decidi por um raso de cerca de 12cm de circunferência (a parte interna) de louça grossinha. Como é um prato meio pesadinho pro tamanho, quando carrego parece que tem mais comida. Tudo, tudo, tudo pela auto-enganação!

E antes que pensem (Oi, mãe!) que usei a tábua de carnes como jogo americano, aviso que só estão nas fotos para não ficar aquela coisa branco-no-branco.

Vamos ver como o almoço ficou no prato?


Acabei comendo com um garfo de sobremesa para aumentar o número de garfadas, ou seja, a auto-enganação.

No prato:
  • 1 coxa sem pele grelhada;
  • 2 colheres de sopa de arroz branco;
  • 1/2 cenoura pequena cozida no vapor;
  • 1/2 tomate médio cru sem caroços;
  • 3 folhas de alface;
  • Azeite e vinagre para temperar;
Na caneca:
Tomei cerca de 2/3 da caneca de chá antes, durante e principalmente depois. Sim, chá eu consigo deixar na caneca sem tomar, sem bater a compulsão.
O bacana é que, como o chá é cheio de cafeína, não tive aquela sonolência básica no início da tarde.
Não vou dizer que fiquei satisfeita (cheia), mas também não fiquei desesperada até a hora do lanche.

Eu acho, sim, que ter comido num prato menor ajudou, já que de qualquer jeito comi "um prato cheio". Iria ficar meio assim-assim se usasse o prato normal com pouca comida.

E aí, o que acharam? Conhecem alguma tática que deu certo com alguém?

Nenhum comentário: