Quem sou eu

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hora da verdade 5



Entrego logo o jogo: estou muito feliz com o resultado das minhas medições de hoje, ainda mais depois do turbilhão de emoções da semana passada. Mas vamos por partes...

Semana passada estive emocionalmente mal. Tive umas crises de choro, deprê total e sem motivos. Uma amiga me iluminou: podia ser abstinência de açúcar. Não, eu não tô passando fome. Como 6 vezes por dia bonitinho, mas sem exageros. Mas meu organismo estava acostumado à um desbunde de calorias / gorduras/ açúcares. Deve ter dado um efeito rebote! Só pode porque quando tomei um achocolatado daquele de caixinha, me senti melhor. Ai, resolvi pegar leve. Afinal, não irei poder evitar açúcar por resto de minha vida! É só fazer as tais escolhas corretas.

Olha, se o peso não tivesse aumentado nessa semana, já estaria no lucro! Por que, priorizando meu bem0-estar emocional, não me controlei taaaanto assim.

Entretanto, procurei andar e me movimentar bastante. No domingo (ontem) fui pra um clube e como não sei nadar direito, fiquei movimentando as pernas e braços na piscina usando a resistência da água como pesinhos. Fiquei parecendo uma doidinha, mas tudo bem! Ainda não fiz todos exames médicos, então nada de academia para mim.

Bem, chega de enrolação! Os resultados nesse início de semana são:
Peso: 84,3kg
IMC: 30,9 (Obesidade grau I)
Busto: 107cm
Cintura: 91cm
Circunferência abdominal: 105cm
Quadril: 110cm
Braço direito: 32cm
Coxa direita: 66cm

Até agora mandei embora 4,6kg. Mais de 5% do peso que estava no início do mês! É ou não é prá comemorar? E os 10cm a menos na cintura? Tô me sentindo uma Pin- up!

As imagens são reproduções: Emagrecendo, Pin up

sábado, 28 de maio de 2011

Qual atividade física fazer?


Pode ler qualquer revista, site, livro... junto com a dieta/reeducação alimentar tem que fazer atividades físicas para emagrecer. Mas qual? Qual? Qual? Eu pelo menos, acabo querendo saber qual o que queima mais calorias. E conseqüentemente, são aquelas que não tenho a menor condição física para fazer.

Por exemplo: eu moro no 15° andar. Subir escada queima calorias, né? Mas devo subir esses cerca de 240 degraus (agora que calculei, nem me pareceram muitos) que separam o playground de minha casita? Só topo com uma comitiva médica me acompanhando! Vejam vocês que nas vezes que o elevador quebrou ou faltou luz e tive que descer pela escada fiquei com as pernas doendo por uns 2 ou 3 dias... Descendo, imaginem subindo! Fora a falta do fôlego necessário.

Mas alguma eu tenho que fazer, além de pedalar na minha bicicleta ergométrica (boring) . Mesmo que não sejam oficialmente atividades físicas convencionais de academias e afins. Com esse intuito, vim na web pesquisar tabelas de gasto calórico. Só que aqueles valores dependem não só da duração e intensidade, como também do peso.

Ai que fiz a grande descoberta! Achei um blog com uma tabela em que é possível calcular o gasto calórico a partir de: tipo de atividade, duração e peso da pessoa. E tem atividades cotidianas domésticas e profissionais. Gostaram da ideia? Ai vai o link da Tabela de Gasto Calórico.

Não sei se tem 100% de confiabilidade. Nada tem, mas já dá uma base! Eu gostei muito e irei colocar ai do lado para todos poderem sempre consultar.

OFF: Essa imagem me lembrou o ótimo documentário "Super Size Me". Vocês já assistiram? Confesso que depois de assisti-lo eu comecei a evitar essas grandes redes de fast-food, exceto pelo milkshake de Ovomaltine da Bob's. Hamburguer, só da padaria ao lado do meu trabalho. Ai, céus... Tô saindo do assunto desse post!

Eu sou sedentária total e morro de medo de ter um piripac fazendo exercícios ou ter problemas de coluna por executá-los errado. Por isso já estive no cardio e no ortopedista. Eles passaram exames que irei fazer próxima semana. Não custa repetir: é bom verificar como está a saúde prá ver se há alguma restrição. Claro que eu ter um plano médico me possibilitou essas consultas e exames.

Após os resultados e avais médicos, que irei decidir definitivamente qual atividade irei fazer. Claro que irei considerar nessa decisão minha disponibilidade monetária e localização. Não irei atravessar todo dia a cidade prá fazer uma atividade específica!

Por enquanto irei me sacudindo (rs) aqui como posso, agora com a ajuda da Tabela de Gasto Calórico!

Abaixo, uma das várias pirâmides que encontrei enquanto pesquisava imagens para esse post. Ele é bem ilustrativo da frequência de atividades que devemos (Eu devo!) realizar durante a semana.

Todas as imagens são reproduções. Links:

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hora da verdade 4

Segunda, dia de "hora da verdade". Como sempre desci prá uma farmácia próxima de casa que tem uma daquelas balanças que também medem a pressão arterial e saem aqueles papelzinhos que coloquei escaneado aqui nas semanas passadas. Só que a balança tava quebrada, sem previsão de conserto. Ai, ai, ai!

O jeito foi procurar outra por ai...
Na busca por uma farmácia com aquele tipo de balança, acabei vendo no supermercado daqui perto essa balança ai da imagem. Fiquei naquela: Compro ou não compro? De um lado é mais cômodo me pesar em casa. Por outro, a balança custa R$50. Me pesar na farmácia sai por R$1.

Á noite, achei uma "balança do papelzinho" no bairro onde trabalho. Só que costumo me pesar de camiseta e bermuda jeans e naquele momento estava de camisa de manga longa e calça jeans. Deu 85,6kg e a culpa de não ter diminuído é da roupa! rsrs E da balança que com certeza tava desregulada!!!

Nossa cabeça gosta de se enganar, eu realmente achei que não diminuiu por causa da roupa e da balança. Tenta esquecer aqueles pequenos (é bom ressaltar) deslizes.

Decidi comprar a balança no dia seguinte. Tô no maior cuidado, porque ela é de vidro. Será que ela aguenta meu peso? hihihi Me pesei a noite, de roupa: 85,5kg. Foi a roupa!

Na quarta, logo que acordei, tirei a roupa e me pesei: 84,9kg! IMC: 31,2. Mais um pouco, saio da obesidade grau I.

Ah! Fui no cardiologista e no ortopedista. Mas isso é assunto para outro post.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hora da Verdade 3

(Clique na imagem que aumenta.)

Gente, apesar do desânimo, eu emagreci! Ou pelo menos meu peso diminuiu. Pode até ser que perdi foi massa muscular, mas confesso que até isso tá valendo, contanto que o IMC diminua!

A altura deu 1,66m de novo. Eu sei que essa variação deve ter a ver com a postura na hora da mediação, mas por enquanto irei considerar 1,65m pro cálculo do IMC.

Vamos comparar?
Semana passada: 87,4kg / IMC 32,1
Hoje: 85,6kg / IMC 31,4
Essa semana não tirei as medidas, ainda.

Nos próximos dias terei consulta com cardiologista e com ortopedista. Tudo estando OK, começarei a academia.

sábado, 14 de maio de 2011

Segunda semana jururu.

Apesar da alegria do emagrecimento de 1,5kg, confesso que essa semana tô meio assim-assim. E com uma vontade de cair de boca (literalmente) nas deli-deli da padaria vizinha da escola, da merenda escolar, das prateleiras de biscoito recheado...

E meio que sabia que seria assim, já que quando iniciei esse meu desafio, li uma matéria da revista Women's Health desse mês sobre como vencer os sabotadores da dieta em cada fase.

No caso, deveria recorrer aos amigos. Só que justamente esses que me andaram oferecendo coisitas proibidas...

Vamos ver o resultado na balança, mas não tô muito confiante. Mas não vou desistir!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Hora da verdade 2

Eu iria me pesar apenas mensalmente, mas quem disse que eu aguentei? Queria ver se já tinha algum resultado nessa primeira semana que passou.

E o resultado foi (tchan tchan tchan tchan) 87,4kg, 1,5kg à menos!!! Nossa, fiquei super feliz!!! Logo mandei SMS com a novidade prá um monte de gente.

Porém, todavia, contudo, deu meus tradicionais 1,65m e não o 1,66m da semana passada. Sim, eu queria ter crescido depois dos 30 anos. Pelo sim, pelo não, irei considerar 1,65m em todos os cálculos do IMC inclusive ao referente da semana passada.

Vamos às medidas:
Busto: 110cm (não mudou)
Cintura: 97cm (menos 4cm)
Circunferência abdominal: 108cm (menos 4cm)
Quadril: 110cm (menos 2cm)
Braço direito: 35cm (não mudou)
Coxa direita: 68cm (mais 3cm)

Ou seja, já deu uma diminuida no centro do corpo, que é o que interessa. Acho que a coxa tá mais grossa (Acho isso bom, viu?) porque tô andando mais e fazendo bicicleta ergométrica em casa. (Só por uns minutinhos, confesso. Mas me empolguei de fazer mais!)

Próxima semana terá outra!

domingo, 8 de maio de 2011

No restaurante a quilo e o "presente"

Eu sei que ainda não havia postado uma foto de corpo inteiro e um dos motivos é a minha desconforto de vê-las. Rola sempre um sustinho, pois juro que não é essa imagem que vejo no espelho. Eu tenho consciência de como estou gorda através dessas imagens. Oh, céus!

Nessa sexta houve umas homenagem às mães lá na escola. Essa foto é do momento que incentivava a fala das mães. Se não bastasse já a gordura, olha que postura que tudo piora. Ai, ai, ai!

Depois, fomos à um shopping próximo para um almoço já marcado há algum tempo. Confesso que estava tensa, já que em casa estou comendo num prato de sobremesa e nesses locais o prato não tem mais tamanho! Eu já disse que só me sinto satisfeita quando vejo o prato cheio, né?


Eu, que pensava que aquele almoço era só para termos um momento juntos fora da escola, acabei sendo surpreendida. Em abril, eu e Rômulo fizemos aniversário e ele só voltou das férias sexta. Então, aquele almoço era para comemorar nossos aniversários! Com direito à presentes e almoço pago aos aniversariantes.

Olha o que eu ganhei! Clique nessa imagem que, como as outras desse post, aumenta.



Alaide começou:
- Que pena, Vanessa, que você entrou em dieta!
Mesmo o presente ainda embalado, eu sabia que era uma caixa de chocolate. Ai, ai, ai! Só perdôo porque sei que não foi proposital, que realmente devem ter comprado na semana retrasada...

Presentes distribuídos, hora de pegar a comida.

Confesso que, antes de pesar, fiquei olhando o prato e querendo completar os espaços vazios. Ainda bem que resisti! Fato inédito: pesou 175 gramas! 175!!! Geralmente, meus pratos pesam 400 gramas em diante. Na verdade, ultimamente mais de 500 gramas.

Alaide disse:
-Ainda bem, Vanessa, que você entrou em dieta.
Ah! Agora gostou, né?

Ela disse que o prato não estava colorido o suficiente, que tava verde demais. Ah, tá! Na próxima vez irei encher o prato de jujubas. Pelo menos ficará colorido... (Brincadeirinha.)

Sobremesa: uma daquelas belezinhas de chocolate que ganhei. Claro que distribuí para todos. Além de cortesia, foi também para não ficar (comer) aquilo tudo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Medida certa" o empurrão final

Vocês estão acompanhando o quadro do Medida Certa no Fantástico? Pois eu não estava, assim como toda a programação da TV aberta, desde que colocamos TV fechada aqui em casa. Mas sabia que estava ocorrendo e tals.

Link vai, link vem, acabei vendo na noite do domingo passado aos videos do quadro. O do início mexeu comigo. Aquela estória de "foto de X anos atrás", "IMC", "medir", "reprogramar o corpo" me deram o impulso que faltava.

Juntamente com aquele desafio na casa da minha tia, esse video me deu um sentimento de urgência tão grande que esse blog foi criado logo após vê-lo.



Amanhã irei comer num restaurante a quilo. Já sabem, né? Muitas opções de salada e comidinhas saudáveis, mas aquele pratãããããõ enorme e plano... ¬¬ Tô tensa, já que não me contento com prato que não esteja cheio (tô usando ainda o prato de sobremesa).

Torçam por mim!

terça-feira, 3 de maio de 2011

O prato.

Eu não posso justificar meu atual (e passageiro, ressalte-se) peso com desculpas como:
  • "Eu como tão pouco!"
  • "Eu tenho tendência a engordar. É genético!"
Não, não, não. Se eu tivesse tendência a engordar, com a quantidade que como, teria uns 150kg no mínimo. Eu sou gorda porque eu como pra caramba! Amo!

Mas eu também amo outras coisas...

E nem posso dizer que não sei no que estou errando ou que não sei sobre alimentação saudável. E nem que não conheço algumas taticazinhas que devo ter lido, assistido ou ouvido de alguém. O que falta(va) era pôr em prática.

Uma dessas táticas é sobre o tamanho do prato. Eu sou uma pessoa visual. Gosto de ver aquele prato cheião de comida pronto pro meu deleite. Então, vou usar agora um prato de sobremesa. Assim, menos comida irá enche-lo e vou me auto-enganar.


Como na próxima foto, é só clicar que aumenta.

Então, depois de uma avaliação rápida nos armários da cozinha, me decidi por um raso de cerca de 12cm de circunferência (a parte interna) de louça grossinha. Como é um prato meio pesadinho pro tamanho, quando carrego parece que tem mais comida. Tudo, tudo, tudo pela auto-enganação!

E antes que pensem (Oi, mãe!) que usei a tábua de carnes como jogo americano, aviso que só estão nas fotos para não ficar aquela coisa branco-no-branco.

Vamos ver como o almoço ficou no prato?


Acabei comendo com um garfo de sobremesa para aumentar o número de garfadas, ou seja, a auto-enganação.

No prato:
  • 1 coxa sem pele grelhada;
  • 2 colheres de sopa de arroz branco;
  • 1/2 cenoura pequena cozida no vapor;
  • 1/2 tomate médio cru sem caroços;
  • 3 folhas de alface;
  • Azeite e vinagre para temperar;
Na caneca:
Tomei cerca de 2/3 da caneca de chá antes, durante e principalmente depois. Sim, chá eu consigo deixar na caneca sem tomar, sem bater a compulsão.
O bacana é que, como o chá é cheio de cafeína, não tive aquela sonolência básica no início da tarde.
Não vou dizer que fiquei satisfeita (cheia), mas também não fiquei desesperada até a hora do lanche.

Eu acho, sim, que ter comido num prato menor ajudou, já que de qualquer jeito comi "um prato cheio". Iria ficar meio assim-assim se usasse o prato normal com pouca comida.

E aí, o que acharam? Conhecem alguma tática que deu certo com alguém?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hora da verdade 1

Como me propus, fui logo pela manhã a uma farmácia da vizinhança me pesar numa daquelas balanças que medem a altura e a pressão. Tava tão ansiosa, que na primeira vez subi com sandália e tudo, o que me acrescentou 2 cm. Percebido o erro, nova mediação na qual o resultado foi: Altura: 1,66 m (1 comemorado centímetro a mais que imaginava)
Peso: 88,9 kg (argh! Não é o maior peso que já atingi, devo confessar.)
IMC: 32,2 (Obesidade grau I, não disse?)
Pressão: 10 por 7 (Algo tinha que estar bom.)

Quando retornei do trabalho, decidir tirar as medidas. Aí, sim: doeu!
Busto: 110cm
Cintura: 101cm
Circunferência abdominal: 112cm
Quadril: 112cm
Braço direito: 35cm
Coxa direita: 65cm

Só me resta correr atrás de diminuir essas medidas até o próximo mês!


domingo, 1 de maio de 2011

IMC abaixo de 25

Minha meta é ter IMC (Índice de massa corporea) abaixo de 25, ou seja, ter um peso normal. Longe de riscos!

Eu não sei exatamente minha altura (1,65?) e nem meu peso atual (88kg na última vez que subi numa balança, se é que ela tava funcionando bem), mas sei que meu IMC me qualifica na Obesidade Grau I. Cruz credo!

31 anos, tá mais que na hora de tomar uma atitude. Será mais outra?

A minha primeira dieta, passada e supervisionada por minha mãe foi há 18 anos atrás, sendo que tinha 13 anos, mais ou menos essa altura e 63 quilos. Desde então, não lembro de um período em que não tenha me preocupado com meu peso. Mas isso não impediu que chegasse no estágio que estou hoje.

Hoje passei o dia na casa de minha tia e lá soube que 2 membros da família fizeram um desafio de emagrecerem 10% do peso até dezembro. Acabei me incluindo e tive a ideia de, dessa vez, registrar a tentativa. A intenção é que não me deixem desistir, porque eu me conheço. Eu preciso de um pouco de apoio e pressão.

Pretendo amanhã realizar as primeiras medições.

Torçam por mim!