Quem sou eu

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Substituindo.

Eu quero aprender a arte de substituir:

  • um chocolate por uma maçã num momento de ansiedade. 
  • um copo de refrigerante por um de água numa festa. 
  • uma bela fatia de pizza por uma barrinha de cereais numa tarde de domingo.
Mas só vale se for:
  • sem dor. 
  • não só durante o emagrecimento, mas pelo resto da vida.
  • sem precisar que um@ médic@ diga algo como "ou para de comer ou babáu".
Mas vou tentando. 


Todo fim de semana nós almoçamos num grande shopping da cidade. Eu confesso que fujo de restaurante a quilo, por que acabo botando "um pouquinho de cada coisa" e acabo pagando super caro. Sim, me dói mais o valor salgado do que as calorias em excesso.

Então recorro aos restaurantes que vendem os pratos já montados, em que escolhemos uma carne e três acompanhamentos. E quantos acompanhamentos há para se escolher... risoto disso, espaguete com aquilo, purê daquilo outro, fettuchini de assim assado... E as opções de carne/ frango/ peixe cheios de queijos, molhos e tudo aquilo que na foto grita "me coma que eu sou gostoso"?!

Pois essa foi minha escolha findis passado: frango light (Apesar da aparência oleosa. Acho que chamam assim porque é uma opção de frango sem queijo ou bacon, ou presunto ou molho...) + salada de feijão fradinho + salada césar + legumes no vapor + coca cola zero de 500 ml (Que eu sou humana, pecadora, fraca e nem venham reclamar do meu refrigerante que não estou preparada para abrir mão pelo menos nos fim de semana).


Podem clicar na imagem que aumenta. Até que não foi mal, né? Eu sei que não foi tão levinho assim. Mas é já é melhor que a versão que comia antes. Ao invés de pegar ao menos uma porção de arroz/risoto ou macarrão, eu peguei 3 porções de saladas.

Amanhã é dia de hora da verdade... Ai, ai, ai...

sábado, 26 de maio de 2012

Hora da verdade 22

Não foi bom perceber que, mesmo um ano depois, eu tenho praticamente o mesmo peso entre quilos perdidos e "achados". A última vez que me medi foi em fevereiro. As medidas iniciais podem ser conferidas na barra ao lado.
22/02/12
26/05/12
Peso: 87,2 kg
Peso:  87,1kg
IMC: 32,03
IMC: 31,99
Busto: 111cm
Busto: 112cm
Cintura: 95cm
Cintura: 94cm
Abdômen: 106cm
Abdômen: 104cm
Quadril: 111cm
Quadril: 111cm
Braço direito: 33cm
Braço direito: 34cm
Coxa direita 68cm
Coxa direita 68cm

Eu estou bem esperançosa em relação ao simulador de caminhada. Chove muito em Salvador e há uma greve de rodoviário que me fez não trabalhar esses últimos três dias. Ou seja, esses dois elementos possibilitam que eu fique em casa sem qualquer AF, só visitando a cada dez minutos a geladeira. Porém ontem eu subi diversas vezes no simulador que está posicionada de frente para a TV.

Não, eu não tenho espaço sobrando na sala e o plano inicial de minha mãe era deixar dobrado embaixo da cama. Mas eu me conheço: eu que não ia ficar dobrado e desdobrando o equipamento. Apertamos tudo na sala (ainda mais) e pronto! 

Vamos agora falar de algo mais agradável: esmaltes!!!

Semana passada eu assistir "Os Vingadores" e fiquei torcendo pelo vilão, o Loki. rsrs E mesmo entre os Vingadores, o mais bacana é ou não é o Hulk? 


 Como eu estava sem inspiração para escolher o esmalte dessa semana, resolvi "homenagear" o Loki e o Hulk (Mais o Loki, confesso. Tom Hiddleston está ótimo no papel e que graça de rapaz!) e usar um esmalte verde. O escolhido foi um esmalte que comprei há mais de um ano, usei uma vez e achei "so so", mas quando coloquei na quinta achei lindo! Acho que não aguentava mais usar esmaltes azuis ou vermelhos... O esmalte foi o da Hits Speciallitá 217. É de uma época pré-histórica quando os esmaltes da Hits não tinham nomes de personagens famosos e custavam baratinho. rs

Quando tirei a foto, fazia mais de 24 horas que havia esmaltado. O tempo estava bem nublado e a foto foi tirada em ambiente interno, perto da janela, com flash. A foto reflete bem o que o esmalte é ao vivo. E ai, gostaram? 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

101 coisas para fazer...

Há cerca de um mês circulava nas prateleiras de uma grande livraria da cidade quando me deparei com o livro acima: "101 coisas para fazer antes da dieta" de Mimi Spencer. Não, eu não costumo folhear livros sobre emagrecimento, mas esse livro estava posicionado em destaque  e essa capa roxa/ rosa choque com esse brigadeiro "malhador" não é imperceptível.

Dei uma olhada e gostei de alguma das "101 coisas" e fiquei naquela "levou-ou-não-levo". Sai da livraria sem comprar. Tive que voltar, acabei pegando ele de novo. "levo-ou-não-levo". Bem, eu havia acabado de por batom. Do jeito que sou estabanada, sujei sem perceber o dedo que acabou carimbando de leve uma das página com minha digital em vermelho. Agora eu tinha que levar, afinal não me sentiria bem colocando o livro de volta na prateleira como quem não quer nada... (Na leitura do livro, não encontrei nem sombra da tal "digital vermelha").

Eu acabei de ler o livro, não faz nem 10 minutos desde que comecei a escrever esse post. Gostei muito! O tom é coloquial, do tipo "conversa entre amigas" e as dicas vão muito além do alimentação e atividades físicas. É um livro anti-dieta mas a favor de mudanças possíveis nos nossos hábitos que melhorarão nossa vida, nossa saúde, nossa auto estima, refletindo na balança. Não existe nada que não poderá ser feito nunca mais. O que há são conselhos de maneirar ou realizar trocas quando possível. Mas sem rigidez!

Mimi Spencer não é nutricionista, nem personal trainer, nem psicologa, nem médica... Ela é uma jornalista de moda e beleza britânica que, como várias vezes confessa no livro, sofreu com a balança. Como todas nós que estamos nessa luta (nisso me identifiquei) tem várias informações de pesquisas sobre alimento X, atividade Y, atitude Z... vindo de diferentes livros e fontes. Mas com um PLUS! O da moda! rs

Como disse, eu achei que o livro tinha o toque de troca de figurinha entre amigas. Ela fala sobre aqueles nossos hábitos tão engordativos, nos estimula a nos exercitarmos mais, a comer melhor com muitas dicas sobre planejamento e escolha dos alimentos. Até ai, nenhuma novidades, né?

Mas também fala (e essa foi minha parte favorita do livro) sobre como conhecer os pontos fortes do corpo e jogar a favor deles. Ou seja, como se posicionar para parecer mais magra em fotos e como escolher roupas para o tipo físico real da pessoa e não para o dos sonhos. Começando pela lingerie, passando pelo corte e a altura do cós da calça, a escolha do gênero do estilista, a roupa de banho, a importância do "vestido dieta" e como seu calçado pode te deixar com a figura mais fina ou rechonchuda. Sim, a sua escolha do que calça pela manhã pode fazer você parecer ser mais "redonda". Na verdade, uma das "coisas" é usar salto, pelo conhecido efeito "alongador". (E eu que gosto tanto de tênis estilo "All Star"...)

Por falar em roupa, a Mimi indicou que, na dúvida, ela considera esse tipo abaixo um bom candidato para "vestido dieta" para os corpos em geral: "Galaxy" do Roland Mouret. Claro que irá precisar do uso com um bom modelador (o que ela indica quando fala de lingerie). Para mim, esse tipo de vestido tem um estilo muito... chique, já que sou tão básica. Ainda bem que ela também apoia o uso de vestido com decote "império" e com corte em "A"!

Além disso, a Mimi falou de como usar blush para afinar o rosto. Eu já desconfiava que preciso de umas aulas de maquiagem. rs

Há outras dicas de controle da ansiedade ou para, pelo menos, não se expor tanto as guloseimas. Também fala das armadilhas mentais que nós nos armamos com frases como "eu sou uma formiguinha" ou "meu metabolismo é lento"... ou quando nos comparamos tanto com artistas (que tem todo um aparato que não temos) que acabamos frustradas. E quando fala disso que as "coisas" ou dicas vem com os nomes mais engraçados, como:
"5 - Use o cérebro e não o garfo."
"6- Morra de rir das revistas de famosos."
"32- Vire japonesa."
"93- Pare de pensar grande e falar bobagem."
"95- Converta-se ao Budismo e ponha um fim ao desejo, ou siga o Tao e não faça nada."

Então resumindo esse post:
Eu li esse livro, traz dicas muito bacanas e eu recomendo!


As imagens desse post são reproduções da web.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O simulador de caminhada

Eu confesso: sou preguiçosa! Só de pensar de ter que me "arrumar", colocar tênis e etc prá ir a academia ou andar na praça... eu já desisto! Não é nada bonito admitir isso, mas é a verdade!

Há um ano atrás, quando eu comecei o blog, eu fazia cerca de 1 hora diariamente de bicicleta ergométrica, que por acaso tenho em casa. Só que não era prático: o banco tem poucas opções de altura e nenhuma é confortável para mim. Resultado: eu colocava a bicicleta com o guidom virado para parede, e sentava atrás da bicicleta numa cadeira de praia. Uma mudança de decoração daqui de casa, que ocupou o espaço onde eu colocava a bicicleta contra a parede, foi o bastante para a acabar com minhas pedaladas. 

"Mas eu vou começar a andar", "eu vou fazer academia", me enganava. Essa última experiência na academia não foi das melhores. Me senti meio abandonada pelos instrutores e acabei com dores nos tornozelos e joelho que duraram meses. 

Felizmente minha mãe encomendou um "simulador de caminhada", como o abaixo. Depois de um mês de espera, chegou hoje. Já deixei montada (pq não vai rolar eu montar e desmontar todo dia) de frente para a TV. Sabe que eu gostei?! Já subi nela umas 5 vezes, o que deve ter somado pelo menos uma hora, enquanto assistia TV. Já é alguma coisa!